LGPD não é sinônimo de complexidade!

Temos que deixar de lado o terrorismo que estão plantando a cerca da Lei Geral de Proteção de Dados. Para as empresas que já possuem gestão de processos em sua rotina, sabem muito bem como essa “arrumação na casa” ajudou no seu negócio.

E a LGPD não fará nada diferente do que arrumar os dados pessoais que são coletados. Para as empresas que ainda não trabalham com nenhum tipo de gestão, vão descobrir como colocar ordem e padronizar seus processos vão agregar em melhoria de performance interna e vão destacar vocês no mercado.

A LGPD é isso! Vocês vão saber o que coletam de dados, inclusive para descobrir que possuem dados que não precisam. Vão saber exatamente onde estão guardados e para que. Vão poder mostrar aos seus clientes como trabalham com transparecia e ética, o que se exige cada vez mais num mercado competitivo.

Lembrem-se que a LGPD não veio para impedir seu negócio. Pelo contrário. Veio para regrar o que já existe.

Então vamos lá: mudem a cultura da sua empresa mostrando a importância da LGPD aos seus funcionários, mapeie todos os dados pessoais recebidos ou coletados.

  • Qual é o ciclo de vida dele na empresa?
  • Por quais setores passam?
  • O que acontece quando não precisam mais desses dados?

Vejam se atendem aos princípios da LGPD e se existe justificativa para tratar aquele dado. Ajustem o que não está de acordo. E não esqueçam de colocar tudo por escrito. Formalizem. Façam um relatório com todas as ações.

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